Trocar e instalar azulejos: é assim tão difícil?



Sempre que pensamos em remodelar a casa de banho ou a cozinha, é impossível não as imaginar com azulejos diferentes. Depois, acaba a fantasia - pensamos no preço dos azulejos, do pavimento cerâmico, os custos da mão-de-obra e a dificuldade ver essa remodelação como uma tarefa DIY. Mas será assim tão difícil trocar e/ou instalar azulejos?




Tudo depende do estado dos azulejos originais.


Se os azulejos originais ainda estiverem em boas condições, pode simplesmente colar os azulejos novos sobre os velhos usando cimento-cola. Este processo é mais fácil porque não tem de remover os antigos. No entanto, em espaços pequenos, em que ter dois azulejos sobrepostos faz diferença (não encaixa bem com os rodapés, com a banca da cozinha, etc), pode precisar de os retirar mesmo que estejam em bom estado. Nestes casos, o melhor é procurar ajuda para fazer a instalação de azulejos - a remoção dos antigos exige força bruta e significa mais um ou dois dias de trabalho.




Quais são as principais dificuldades de instalar azulejos?


A principal dificuldade de instalar azulejos é criar linhas rectas e limpas entre os azulejos (juntas). Os mestres de obra que colocam azulejos têm uma mão precisa que colocar o azulejo no local onde vai ficar definitivamente, sem precisar de o mover novamente ou de arrastar cimento. Se vai instalar os azulejos sozinho, compre cruzetas para que a distância entre os azulejos seja sempre a mesma. Também pode adquirir um laser que marque a linha por onde colocar os azulejos.




Quanto tempo demora a instalar azulejos?


O tempo é muito variável - depende da dimensão da obra, do tipo de cerâmica que escolher e da precisão de quem colocar os azulejos. Finalmente, varia consoante o próprio compartimento: a humidade e a temperatura influenciam o tempo que os azulejos demoram a assentar. É normal o chão de uma cozinha ou de uma casa de banho demorar um dia a completar, e isto quando estamos a falar de profissionais.